Home arrow Opinião arrow Sondagens, mini vans e Ensino Superior

Sondagens, mini vans e Ensino Superior Imprimir e-mail

gilpretoebranco.jpgA recente sondagem publicada no jornal “Mensageiro de Bragança” atribuí-me 0,80% de intenção de voto para as eleições autárquicas que irão decorrer a 29 de Setembro. Este facto de momento não me preocupa em demasia nem é minha intenção adquirir mini vans e desatar a correr as feiras e pelouros pelas freguesias aos beijinhos a abraços. De momento outros fatos me preocupam e dos quais se tem falado muito pouco, ou quase nada. O Projeto de Resolução 688/XII apresentado pelo PSD/CDS/PP que visa rever as missões dos Politécnicos e Universidades é demasiado generalista e muito vago. Trata-se de um violento ataque aos Institutos Superiores Politécnicos.

A rede dos Institutos Superiores Politécnicos, contrariamente ás Universidades, encontra-se equititativamente distribuído pelo país, inserindo-se nas regiões mais isoladas e carenciadas, trazendo os benefícios económicos amplamente conhecidos com base em diversos estudos divulgados, de acordo com estes o Instituto Politécnico de Bragança representa 11% de impacto em termos de PIB tendo ainda um efeito multiplicador na criação de emprego de 5.

Face a estes dados concretos entendemos que urge trazer esta discussão a público, o reforço das competências da requalificação dos CET’S em cursos superiores de curta duração poderá eventualmente ser positivo não pode no entanto ser esta uma condição que leve à perca de competências como os mestrados.

A proposta que impede que impede os cursos superiores que tenham registado uma média de de inscrições no 1.º ano inferior a 10, no conjunto dos anos lectivos de 2011-2012 e 2012-2013 não possam abrir, (Na actual legislação 10 era o limite a partir do qual o Estado financiava novas admissões) vai levar ao encerramento de centenas de cursos maioritariamente no interior. O Bloco de Esquerda e a minha candidatura bater-se-á por este gravíssimo ataque aos Institutos Superiores Politécnicos que a ter sucesso levará ao definhamento em definitivo da região.

Gil Gonçalves - Candidato à Câmara Municipal
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Latest News

demais_e_demais.png

 

clima_banco.jpg 

tit_webloco.png
 Portal Esquerda.net
 Portal do Bloco de Esquerda
 Portal do Grupo Parlamentar do BE
bloco-nas-autarquias.jpg
beinternacional.jpg
Jornal
folhetobloco201902.jpg 

capa virus

participa22.jpg
Europeias 2019
estrelabra.jpg

© 2024 Site Distrital de Bragança - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.