Home

Em defesa do Helicóptero Imprimir e-mail
images.jpg

O Bloco de Esquerda, | sempre defendeu a permanência de serviços públicos nas aldeias, vilas e cidades deste país. Defender os serviços públicos é, mais do que uma questão de ideologia ou de política, defender a dignidade das pessoas; com especial relevo, para as populações das regiões mais despovoadas e esquecidas do país, como é o caso da região de Trás-os-Montes.

 

Temos assistido no Distrito de Bragança, a uma sangria sem fim dos nossos serviços públicos, desde tribunais e correios, a freguesias e escolas, sendo, também, a saúde uma das áreas visadas no egoísmo e despotismo dos actuais governos; as urgências e valências dos nossos hospitais, principalmente o de Macedo de Cavaleiros, foram: encerradas, deslocadas e novamente encerradas, ou ao fecho condenadas e votadas, pelos governos de Lisboa. Tudo isto com alguma passividade dos nossos autarcas e representantes, que preferem defender os interesses pessoais e políticos, ao invés de defender os interesses do distrito.

 

Não é o caso do helicóptero, este merece o consenso dos nossos autarcas e a consciência da sua importância para a saúde no nosso distrito. E é nossa obrigação, relembrar ao país e aos governos que, a vinda deste meio aéreo de assistência médica para a cidade de Macedo de Cavaleiros, foi devida ao encerramento de vários Serviços de Atendimento Permanente no distrito e a sua localização, devida à centralidade do concelho. Fecharam as urgências, porque os números não justificavam os gastos, e veio o helicóptero, este, por sua vez, já salvou muitas vidas devido à sua posição geográfica que lhe permite cobrir, não só, os vários pontos do distrito em pouco tempo, como, também, parte do distrito de Vila Real.

 

Agora enfrentamos a possibilidade da sua deslocalização para Vila Real, justificando-se que daí será muito mais rápida a sua intervenção nos dois distritos. Chega de mentiras e aldrabices, em nome dos interesses pessoais, só quem ignore a geografia da região se pode deixar enganar. Como querem convencer-nos de que, situando o Helicóptero em Vila Real, o tempo de socorro a Freixo Espada à Cinta, ou a Miranda do Douro será até encurtado e ficará dentro dos limites da “golden hour” (60m) se este se afasta desses concelhos? Como justificar que, dos três helicópteros com mais saídas no país, dois (Macedo de Cavaleiros e Aguiar da Beira) sejam deslocalizados para localidades mais a sul da actual posição (Vila Real e Santa Comba Dão) e um seja extinto (Baltar), diminuindo-se assim a cobertura de regiões empobrecidas quer pela falta de serviços públicos, quer pela falta de vias de comunicação modernas, ou modernizadas? No entanto, o helicóptero de Loures, aquele com menos saídas em todo o país, situado numa região rica, quer em acessos aos hospitais, quer em número e equipamento dos mesmos, mantém a sua posição.

 

Meus senhores, a urgência oftalmológica já só funciona durante o dia, como se a doença e os acidentes escolhessem hora para ocorrer. Cortam-nos serviços, como quem corta a água e o gás durante a noite para poupar nestes tempos de crise. Não somos apenas números, nem alvos de experiências, meus senhores, também, somos cidadãos deste país e como tal, todos merecemos o mesmo respeito e as mesmas condições. Governai o povo que vos elegeu, não governeis as vossas carteiras e as dos amigos. Os transmontanos agradecem.

 

Apoiamos a manifestação, do passado dia 15 de Setembro, em Macedo de Cavaleiros, de Homens e Mulheres transmontanos empenhados em defender os Serviços Públicos da Região e não aceitamos que mais nenhum serviço público seja privado à Região!

 

BE/Macedo de Cavaleiros – 20.Setembro.2012

 

Blogue: http://bloco-macedo.blogspot.pt/

E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Latest News

demais_e_demais.png

 

clima_banco.jpg 

tit_webloco.png
 Portal Esquerda.net
 Portal do Bloco de Esquerda
 Portal do Grupo Parlamentar do BE
bloco-nas-autarquias.jpg
beinternacional.jpg
Jornal
folhetobloco201902.jpg 

capa virus

participa22.jpg
Europeias 2019
estrelabra.jpg

© 2024 Site Distrital de Bragança - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.