Home

“As grandes superfícies comem-nos a carne e deixam-nos os ossos” Imprimir e-mail

regiaobarroso.jpg“As grandes superfícies comem-nos a carne e deixam-nos os ossos”. A frase, proferida pelo presidente da Câmara de Montalegre, é bem o espelho da situação em que vivem boa parte dos agricultores portugueses e que assume uma dimensão ainda mais grave, na Região do Barroso e do Nordeste Transmontano, como constataram os deputados do Bloco de Esquerda, Pedro Soares e Rita Calvário, durante uma visita da comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

As dificuldades de comercialização de produtos como a castanha, a batata, a carne barrosã, e os baixos preços que a grande distribuição impõe aos produtores, foram duas das queixas que dominaram os discursos dos agricultores, como confirmou Rita Calvário.

A deputada do Bloco de Esquerda solidarizou-se com os agricultores perante a “chantagem comercial” que estão a ser vítimas, mas defendeu que a situação não é inevitável e defendeu a celebração de “contratos tipo, entre produtores e vendedores, de forma a garantir uma relação mais saudável e preços mais justos”.

Sobre as dificuldades de comercialização Rita Calvário defendeu que o Ministério deve apoiar a criação de um sistema de circuitos comerciais de proximidade, que permita a venda dos produtos a preços justos.

A deputada destaca ainda o sentimento de abandono por parte do Ministério da Agricultura que é comungado pelos agricultores transmontanos, que questionaram mesmo a sua existência: “O presidente da Cooperativa de Boticas denunciou que os serviços locais estão a mandar os agricultores tratarem dos seus assuntos em Lisboa o que em nosso entender é inaceitável, sobretudo quando o próprio ministério, colocou, há alguns anos, centenas de funcionários no quadro da mobilidade”.

Pedro Soares, presidente da Comissão Parlamentar reconheceu que a agricultura está a passar por uma fase de grande desvalorização, mas considerou que “a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) poderá contribuir para repor alguma justiça se conseguirmos que os agricultores possam ser apoiados em função da sua produção”.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Latest News

demais_e_demais.png

 

clima_banco.jpg 

tit_webloco.png
 Portal Esquerda.net
 Portal do Bloco de Esquerda
 Portal do Grupo Parlamentar do BE
bloco-nas-autarquias.jpg
beinternacional.jpg
Jornal
folhetobloco201902.jpg 

capa virus

participa22.jpg
Europeias 2019
estrelabra.jpg

© 2024 Site Distrital de Bragança - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.