No final da última semana a nossa região foi visitada por diversas entidades incluindo o Primeiro Ministro José Sócrates, onde nos veio trazer algumas novidades como a cobrança de portagens na futura auto estrada e o anunciar praticamente definitivo, do encerramento da Linha do Tua, não bastando já o encerramento dos 8 SAP. É de facto o abandono por parte deste Governo da nossa região.
O Bloco de Esquerda não desarma na luta pela defesa da mais bela linha ferroviária do país e para isso lançou uma campanha por vários concelhos de Trás-os-Montes , onde apresentamos um novo cartaz que segue em anexo, mostrando um slogan “BARRAGEM – O lucro é da EDP, a desgraça é TUA!”
Bloco de Esquerda, condena a construção desta infra-estrutura, defendendo que, com esta opção, perdem as populações, perde o país e perde esta região que precisa de desenvolvimento.
A barragem de Foz Tua, inserida no Plano Nacional de Barragens, que será construída a uma quota de 170 metros e submergirá 16 quilómetros da linha ferroviária do Tua, onde terá, um contributo ínfimo para a produção de energia no país.
O submergir da linha ferroviária do Tua, um património com mais de 120 anos de história e que dá acesso a paisagens únicas que serão destruídas”, condenará as populações ao isolamento e à interioridade, acabando com um serviço público de transporte, que “durante os 75 anos da concessão da barragem, e também de parte das águas do rio Tua, não há garantias sobre o transporte público das populações”.
O Bloco de Esquerda considera, que este é mais um capítulo da política ferroviária deste governo, que só rivaliza com “o período cavaquista em que se encerraram mais de 800 km de linhas, que assenta em acabar com as linhas regionais e do interior do país, ditando o maior isolamento destas populações e a desertificação humana destes territórios.
|