Home arrow Noticias

Manifesto Legislativas 2009 Imprimir e-mail

A POLÍTICA SOCIALISTA PARA PORTUGAL 

BRAGANÇA    

    luis_vale.jpegCompromissos dos Candidatos:   Os candidatos do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Bragança assumem todos os grandes compromissos nacionais do Bloco de Esquerda para responder à urgência da crise social. Salientam os compromissos que traduzem a resposta socialista aos problemas que resultam no nosso distrito de décadas de desinvestimento e abandono, de desvalorização do património natural e cultural regional, de ausência de uma perspectiva de desenvolvimento sustentado. O empobrecimento, o despovoamento, a desigualdade são estigmas presentes na região. A resposta do Bloco de Esquerda é uma resposta socialista, de compromisso, de justiça e de desenvolvimento.  

           A urgência do emprego, através de um maior investimento público, por exemplo a promoção de gabinetes municipais e regionais de apoio à criação de emprego local; através de incentivos territoriais específicos à diversificação produtiva (artesanato, cultura, gastronomia e cinegética); através de medidas específicas de reforço do apoio social aos desempregados.

                Um plano de reabilitação urbana. A aposta na recuperação e reocupação dos centros (históricos) urbanos e rurais em detrimento da expansão desenfreada dos perímetros urbanos. O investimento na reabilitação do edificado desocupado ou degradado atinge três finalidades conjugadas: permite uma política social de habitação através da criação de bolsas de arrendamento urbano, ajuda à retoma do sector da construção civil e contribui para uma meta nacional de redução do desperdício de energia.

               As vias de comunicação há décadas exigidas e nunca concretizadas tardam a chegar. IC5, IP2 e A4 serão estruturais para o futuro da região e do distrito, no entanto, será preciso insistir na necessidade de novas ligações, de novas acessibilidades rodoviárias regionais, que são quem permite a vida quotidiana dos transmontanos. Na defesa de um plano nacional ferroviário que assegure as ligações transversais e norte-sul/interior, queremos a reabertura da linha do Tua entre o Douro e Mirandela, assim como defendemos o seu prolongamento até Bragança e daí, ligação à Puebla de Sanabria. Acreditamos também que a transformação de aeródromo em Aeroporto Regional poderá trazer vantagens para a região e suas populações.

Pretendem-se serviços de saúde de proximidade e com qualidade, com acesso universal e gratuito, sem qualquer taxa moderadora. Defendemos inequivocamente o Serviço Nacional de Saúde, através de uma melhoria da rede de cuidados de saúde primários e a universalização do acesso a um médico de família.

 A defesa do ambiente como centro da política socialista: A rejeição da privatização das águas de Portugal e nesse sentido a defesa intransigente da captação e distribuição pública de água no distrito de Bragança e a extinção da empresa multi-municipal ATMAD. Um ordenamento do território tendo por base não só as idiossincrasias naturais, como a defesa dos interesses das comunidades. Somos ainda contra a construção da barragem no rio Sabor, não só porque nada acrescenta em termos energéticos, como implicará a destruição de um património natural e cultural incomensuráveis. Prioridade absoluta para as energias renováveis e para a eficiência energética. O abandono dos combustíveis fósseis por troca pelas energias solar e eólica; o abandono da incineração por troca pela compostagem e digestão anaeróbica.

A definição e implementação de uma política para a escola pública que privilegie a integração de alunos com necessidades especiais, a prática desportiva, a abertura às comunidades em vez da submissão às empresas. A renovação efectiva do parque escolar e das infra-estruturas necessárias ao seu bom funcionamento. A universalidade da educação de infância através de uma rede pública.

Combate à pobreza e ao isolamento dos idosos. Os deputados e deputadas do Bloco de Esquerda batem-se pela convergência das pensões ao salário mínimo, que deve ser aumentado para os 600 euros. A par deste aumento das pensões é inadiável a criação de uma rede de cuidados ambulatórios e de animação sociocultural aos idosos em situação de isolamento.

O território está no centro das maiores desigualdades que a nossa região e distrito enfrentam. Para os combater apresentamos três grandes objectivos: corrigir o défice de serviços públicos para o acesso aos bens necessários; promover uma regionalização democrática; uma nova geração de políticas para os municípios. As políticas de igualdade para o desenvolvimento rural têm de centrar-se nas condições de vida das populações.

 

Assumimos a defesa da regionalização como condição indispensável para a democracia e para a responsabilização do poder político pela organização dos serviços públicos essenciais como resposta ao pântano da desigualdade, à demissão da sustentação do desenvolvimento da economia e da organização do território.

 
 
Barragem do Sabor não convence Parlamento Europeu Imprimir e-mail
sabor_livre.jpgAo contrário do que defendia a Comissão Europeia e o governo português, a Comissão de Petições do Parlamento Europeu rejeitou o encerramento do caso da Barragem do Sabor, decidindo convocar para um frente-a-frente as autoridades portuguesas e a Plataforma Sabor Livre, autora de uma queixa contra a construção da barragem.   A Comissão Europeia, presidida por Durão Barroso, responsável pelo polémico projecto quando era primeiro-ministro de Portugal, defendia o encerramento do processo "tendo em conta os compromissos assumidos pelas autoridades portuguesas e o facto de o projecto da barragem do Baixo Sabor constituir uma peça importante da estratégia do Governo português em matéria de energias renováveis".
Ler mais...
 
Lista de Macedo de Cavaleiros Imprimir e-mail

macedo_de.jpgConcelho de Macedo de Cavaleiros

 

 

Assembleia Municipal

Rogério Martins, 25 anos, Estudante

Rafael Carabineiro Santos, 23 anos, Professor

Patrícia Geraldes, 26 anos, Estudante

Assembleia de Freguesia da Salselas

Joaquim Gonçalves

 
Candidatura Autárquica Miranda do Douro Imprimir e-mail

Concelho de Miranda do Douro

 

Assembleia Municipal

getattachment.aspx.jpg

Júlio Afonso, 41 anos, Funcionário Publico

 

 

Marinho Pires, 35 anos, Oficial de Justiça

Cláudia Pires, 20 anos, Estudante

Assembleia de Freguesia da Miranda do Douro

José Torrado Pires, 45 anos, Funcionário Publico

 
Lista de Carrazeda de Ansiães Imprimir e-mail

Concelho de Carrazeda de Ansiães

Câmara Municipal

José Alegre Mesquita, 50 anos, Professor

Paulo Moura, 41 anos, Escultor

Patrícia Calvário, 28 anos, Estudante

 

Assembleia Municipal

David da Paz, 26 anos, Economista

Assembleia de Freguesia da Carrazeda de Ansiães

Manuel Barreiras Pinto, 61 anos, Aposentado

 

 
Lista Autárquica de Mirandela Imprimir e-mail

Concelho de Mirandela

Câmara Municipal

Fernando Bebiano, 56 anos, Funcionário Publico

Manuel Basílio, 60 anos, Enfermeiro

Carina Baptista, 26 anos, Professora

 

Assembleia Municipal

Marco Domínguez Mendonça, 27 anos, Estudante

Paulo Jorge Carvalho, 42 anos, Técnico de Contabilidade

Marlene Bom, 23 anos, Economista

Assembleia de Freguesia da Mirandela:

Fernando Esteves, 58 anos, Vendedor

Assembleia de Freguesia de Carvalhais:

Gil Alberto Bom, 44 anos, Agricultor

Assembleia de Freguesia de Cedãesl:

Maria Piorek Abambres, 44anos, Operária Fabril

 
<< Início < Anterior | 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 | Seguinte > Final >>

Resultados 265 - 270 de 297

demais_e_demais.png

 

clima_banco.jpg 

tit_webloco.png
 Portal Esquerda.net
 Portal do Bloco de Esquerda
 Portal do Grupo Parlamentar do BE
bloco-nas-autarquias.jpg
beinternacional.jpg
Jornal
folhetobloco201902.jpg 

capa virus

participa22.jpg
Europeias 2019
estrelabra.jpg
© 2024 Site Distrital de Bragança - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.