Home arrow Noticias

Roteiro sobre Cultura com sessão pública em Bragança Imprimir e-mail

Uma nova política cultural precisa-se! 

teatro.jpgNos últimos 10 anos Portugal assistiu a alterações profundas na dinâmica cultural do país, que não foram, no entanto, | acompanhadas do necessário investimento financeiro, nem de corpo legislativo que assegurasse o serviço público que se exige nesta área. 

O Bloco de Esquerda assumiu como eixos prioritários na política cultural o acesso das populações à fruição de bens culturais e a meios de produção artística e cultural, a salvaguarda do património cultural material e imaterial, e os direitos laborais dos profissionais do sector cultural. 

Estes eixos exigem a tomada de posições, e a elaboração de iniciativas legislativas, relativas a modelos de financiamento da cultura, cartas de missão de equipamentos culturais e estatuto e certificação profissionais.   

Para que este percurso ambicioso se faça com conhecimento do terreno e com os contributos dos agentes culturais locais e nacionais, a deputada Catarina Martins, responsável pela área da Cultura na Assembleia da República, irá promover um conjunto de sessões públicas descentralizadas sobre política cultural, percorrendo os vários distritos do país, entre os meses de Janeiro a Março. 

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda gostaria, deste modo, de a/o convidar a estar presente, na sessão pública que tem lugar no dia 8 de Fevereiro, em Bragança, no Auditório Paulo Quintela, às 21h30. 

Nesta sessão, e nas que se seguem, debateremos questões relacionadas com a criação de cartas de missão para os equipamentos culturais, incluindo definição de objectivos de programação, serviços pedagógicos, requisitos técnicos e humanos, contratos-programa de financiamento e concursos para direcção, assim como questões relativas ao equilíbrio entre regulamentação nacional e autonomia local, regulamentação de redes e financiamentos directos e indirectos à criação e difusão artística. 

Foi  ainda criado um fórum online sobre trabalho e qualificação no sector cultural, que está aberto aos contributos de todos os profissionais e interessados nesta área, e será dinamizado pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda
 
“Vende-se Região” Imprimir e-mail

distbraganca.jpgFoi com estupefacção que a Coordenadora do Bloco de Esquerda de Bragança recebeu o  PIDDAC para 2010. Não restam dúvidas, de uma vez por todas o Governo coloca Trás-os-Montes fora do mapa de Portugal. Inscrevendo uma verba pouco superior a um milhão de euros para o distrito de Bragança, o Governo adopta, no mínimo, uma atitude provocatória para com as populações e os contribuintes do distrito. Governo este que ainda há pouco foi eleito para novo mandato, também por eleitores de Bragança. Melhor seria não terem inscrito qualquer verba neste documento. Mais honesto teria sido escreverem no documento que o território de Bragança deixou de ser tido em conta por Lisboa e que aguardam paciente e paliativamente o desaparecimento (morte e migrações) das suas populações.

O BE Bragança sugere: entreguem a região a Espanha ou à Galiza que, concerteza, não será tão mal tratada. Ou então optem por uma solução tipo Madeira: região autónoma de Trás-os-Montes e dotem-na de verbas idênticas às da Madeira. Aí sim.

 

 Bloco de Esquerda Bragança

 
Rita Calvário apresenta projecto sobre o Plano Nacional de Barragens Imprimir e-mail
 
 
 
Greve de enfermeiros chega aos cem por cento em seis centros de saúde do distrito Imprimir e-mail

enfermeiros.jpgA greve nacional de enfermeiros está a ter forte adesão no distrito de Bragança.

De acordo com Paula Silva, da delegação transmontana do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em seis dos 12 centros de saúde do distrito houve uma adesão de cem por cento, e de 90 por cento em outros cinco.

Apenas em Vimioso a adesão à greve se ficou pelos 40 por cento.

 

“Temos uma adesão bastante boa. Em Carrazeda, Freixo, Macedo, Torre de Moncorvo, Mirandela e Mogadouro a adesão foi de cem por cento e de 90 por cento em cinco outros”, sublinhou.

O Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros é um dos mais afectados. Mas, esta manhã, eram poucos os utentes que deram pela falta de enfermeiros.

 

Ler mais...
 
Rita Calvário questiona falta de vigilantes da natureza no Douro Internacional Imprimir e-mail

pndi.jpgO Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), com uma extensão de 120km e uma área de 85 mil hectares, foi criado em Maio de 1998, altura em que foi dotado, pelo Decreto-Lei n.º 8/98, de 11 de Maio, de um quadro de pessoal composto por 7 técnicos superiores, 3 administrativos e 8 vigilantes da natureza. Nunca tendo o quadro de pessoal preenchido, esta situação foi-se agravando até Outubro de 2009, altura em que este Parque Natural perdeu o seu último vigilante Natureza que trabalhava a meio-termo. Actualmente, o PNDI possui 4 técnicos superiores, 2 administrativos e nenhum vigilante da natureza.
De realçar que logo ao lado, em Espanha, o Parque Natural de Arribes del Duero conta com a vigilância de 9 agentes do meio ambiental. Neste contexto, o Bloco de Esquerda questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, sobre como justifica o Ministério a falta de preenchimento do quadro de pessoal e a total ausência de vigilantes da natureza, assim como a insuficiência de viaturas, no Parque Natural do Douro Internacional? Considera o Ministério que a gestão e preservação desta importante área protegida são possíveis nestas condições? Qual a situação das restantes áreas do país? Quando prevê o Ministério o preenchimento das vagas para vigilantes da natureza? E dos restantes profissionais, de acordo com as exigências do quadro de pessoal? Que medidas vai o Ministério tomar para dotar o PNDI de condições para a sua adequada gestão, nomeadamente em termos de materiais e equipamentos, como sejam viaturas? Veja aqui as perguntas ao Governo.

 
Petição pública pelo alargamento do subsídio de desemprego Imprimir e-mail

 petdesempr.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aceda à petição em www.esquerda.net/desemprego

 
<< Início < Anterior | 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 | Seguinte > Final >>

Resultados 247 - 252 de 297

demais_e_demais.png

 

clima_banco.jpg 

tit_webloco.png
 Portal Esquerda.net
 Portal do Bloco de Esquerda
 Portal do Grupo Parlamentar do BE
bloco-nas-autarquias.jpg
beinternacional.jpg
Jornal
folhetobloco201902.jpg 

capa virus

participa22.jpg
Europeias 2019
estrelabra.jpg
© 2024 Site Distrital de Bragança - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.