Home arrow Noticias

+ Barragens Não! Imprimir e-mail
manif_fridaow.gif
 
Pedro Soares quer explicações sobre instalações da Escola Superior de Mirandela Imprimir e-mail

 

ipb555.jpg                                 A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (EsACT), sita no centro geográfico da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, integra o Instituto Politécnico de Bragança, constituindo um pólo essencial do Ensino Superior Público no concelho de Mirandela.

Desde a sua criação que a EsACT funciona em instalações repartidas em quatro pontos distintos da cidade: as aulas têm lugar num antigo armazém da Câmara Municipal de Mirandela e num edifício arrendado à Portugal Telecom (PT), cujos dados referentes a 2008 dão conta de uma despesa mensal de €4.000, ao passo que a secretaria e as salas de informática estão fixadas no Centro Cultural Municipal. Atendendo à sua localização, a 2,5 km do edifício da PT, os Serviços de Acção Social não servem os seus objectivos, pois a carência de transportes públicos impede que os alunos se desloquem às suas instalações para almoçar.

Em 2004, a tutela comprometeu-se com a introdução da construção das novas instalações da EsACT no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, facto que não se veio a verificar, não obstante a cedência de terreno no centro da cidade. Neste sentido, o Bloco de Esquerda questiona o Governo, através do Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, sobre se tem o Governo conhecimento da situação da privação de instalações da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT)? Que medidas pretende o Governo desenvolver para a dotação de condições dignas aos estudantes e profissionais da EsACT? Prevê o Governo a construção de um novo edifício para a EsACT, garantindo a qualidade do ensino em instalações adequadas? Em caso afirmativo, qual a calendarização prevista para a sua concretização? Dado o número de alunos provenientes de vários distritos do país, prevê o Governo criar residências para os discentes da EsACT, no sentido de responder à carência deste tipo de equipamentos? Veja aqui as perguntas ao Governo.

 

 
Esquerda: Crise - A austeridade é a resposta errada Imprimir e-mail
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Carrega na imagem para ler o Esquerda de Março 2010.
 
AM de Bragança aprova Orçamento Participativo Imprimir e-mail

logotop.pngNa Assembleia Municipal do passado dia 26/2, o Bloco de Esquerda apresentou na assembleia uma recomendação/Moção, através do seu deputado Municipal Luis Vale, com vista a implementação do orçamento participativo no concelho.

A Moção recolheu 37 votos favoráveis, 44 abstenções e 1 voto contra.

 

  1. O artigo 2º da Constituição da República Portuguesa aponta, como desígnio do Estado de Direito Democrático, o aprofundamento da democracia participativa como forma de aproximar os cidadãos do sistema político-institucional;

 

  1. É necessário consolidar dinâmicas de desenvolvimento de uma cultura cívica, de práticas associativas e de construção de espaços de participação e decisão política;

 

  1. A participação na gestão pública pode trazer contributos para uma maior eficácia da gestão dos recursos, uma maior transparência e articulação territorial, uma maior capacidade de fiscalização, uma maior visibilidade e proximidade do acto governativo, um enriquecimento do processo de decisão, o desenvolvimento da cidadania e educação para a “causa” pública, um maior conhecimento da realidade dos cidadãos e um maior ajustamento do investimento público às suas necessidades;

 

 

Ler mais...
 
Teatro legislativo - Estudantes por Empréstimo Imprimir e-mail
Mirandela-EsACT,
 dia 1 de Março, pelas 21h30 na sala A1



Estudantes por Empréstimo é uma peça de teatro-fórum criada por um grupo de estudantes do ensino superior e conta uma história que é comum a milhares de jovens em Portugal. Esta peça vai percorrer as principais escolas do ensino superior no nosso país e vai desafiar os estudantes e quem quiser participar a mudar o rumo à história, a propor outras formas de agir na situação representada e a pensarem e sugerirem as medidas políticas que podem ajudar a resolver os problemas que a peça apresenta. É uma forma de discutirmos a nossa vida e o que a limita e de usar o teatro para democratizar a política. Estudantes por Empréstimo sustenta o primeiro projecto de Teatro Legislativo em Portugal, que culminará numa audição na Assembleia da República, no dia 3 de Maio de 2010, promovida pelo Bloco de Esquerda, e onde algumas das sugestões do público serão transformadas em iniciativas legislativas.

 Blog Estudantes por Empréstimo

 
Tragédia na Madeira: Um desastre já anunciado há dois anos Imprimir e-mail
 
Reportagem do programa Biosfera da RTP 2, de Abril de 2008, em que se prevê com um assustador rigor tudo o que aconteceu na Madeira.
 
<< Início < Anterior | 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 | Seguinte > Final >>

Resultados 235 - 240 de 297

demais_e_demais.png

 

clima_banco.jpg 

tit_webloco.png
 Portal Esquerda.net
 Portal do Bloco de Esquerda
 Portal do Grupo Parlamentar do BE
bloco-nas-autarquias.jpg
beinternacional.jpg
Jornal
folhetobloco201902.jpg 

capa virus

participa22.jpg
Europeias 2019
estrelabra.jpg
© 2024 Site Distrital de Bragança - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.