Home arrow Noticias

Bloco exige presença do Ministro na Comissão Parlamentar de Agricultura Imprimir e-mail
comagric.jpgA deputada do Bloco de Esquerda, Rita Calvário acaba de requerer a presença do Ministro da Agricultura na respectiva Comissão Parlamentar, para prestar esclarecimentos sobre a difícil situação da Casa do Douro.

O requerimento surge logo após a visita que os deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, presidida por Pedro Soares, realizaram, segunda e terça-feira às regiões de Lafões e do Douro, durante a qual tiveram oportunidade de reunir com centenas de agricultores e técnicos, e de comprovar o sentimento de grande descontentamento e desânimo que se vive no sector.

Um dos momentos altos destes dois dias de visitas e reuniões foi o encontro com cerca de uma centena de produtores de vinho da região do Douro que aproveitaram a presença dos deputados para desfiarem um duro rol de críticas ao Ministério da Agricultura por estar a votar ao abandono a Casa do Douro. Esta instituição, que congrega mais de 40 mil viticultores, continua a braços com uma preocupante situação financeira, havendo já cerca de 80 dos seus trabalhadores com salários em atraso há seis meses.

Em Dezembro do ano passado o Ministério da Agricultura criou um grupo de trabalho para dar resposta aos problemas desta instituição, que presta um serviço público de grande importância na regulação do mercado. A promessa do ministro era de que até final de Janeiro haveria uma solução, mas até ao momento nada foi feito.

 
Bloco quer esclarecimentos sobre dificuldades da Casa do Douro Imprimir e-mail

casa-do-douro.jpgVários trabalhadores da Casa do Douro continuam com salários em atraso desde Dezembro de 2009 e cerca de 20 já rescindiram contrato devido à falta do seu pagamento.

Em causa está a grave situação financeira desta instituição, cuja dívida ao Estado ascende a 110 milhões de euros e ao sistema financeiro a 20 milhões de euros. Mas refere o presidente da Casa do Douro que os salários estariam garantidos se fosse paga a verba “indevidamente retida” por serviços prestados ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto entre 2005 e 2007, com o valor de cerca 2,55 milhões de euros. Assim, o Bloco de Esquerda questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, sobre quantos trabalhadores da Casa do Douro continuam com salários em atraso e qual o número de postos de trabalho ameaçados? Confirma o Ministério a dívida por saldar por serviços prestados pela Casa do Douro ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, entre 2005 e 2007? Quais têm sido os resultados das reuniões do grupo de trabalho criado em Dezembro de 2009 para resolver os problemas da Casa do Douro? Porque motivo ainda não foi aplicado um plano de saneamento que permita a resolução das dívidas da Casa do Douro e assegure a sua sustentabilidade financeira? Para quando está prevista a clarificação das competências da Casa do Douro? Veja aqui as perguntas ao Governo.

 
360 mil desempregados à espera do subsídio Imprimir e-mail

iefp.jpgA maioria dos desempregados ainda não recebeu o subsídio de desemprego referente ao mês de Março. O gabinete da ministra Helena André justifica a situação com um "problema informático no processamento dos subsídios".

O atraso no pagamento do subsídio de desemprego referente ao mês de Março afecta cerca de 360 mil pessoas, isto é, a maioria dos desempregados.

Segundo o Diário de Notícias (DN), uma fonte do gabinete da Ministra do Trabalho e da Segurança Social diz que houve um "problema informático" que gerou "um atraso de um dia" no processamento dos subsídios de desemprego. Mas que, "atendendo aos procedimentos necessários para as transferências bancárias, esse dia de atraso acabou a traduzir-se em vários e os beneficiários só terão o dinheiro disponível nas contas segunda ou terça-feira" [hoje ou amanhã].

Quanto aos que recebem a sua prestação por cheque, "há que ter em conta o tempo necessário para o CTT fazerem as entregas, estimamos que lá para segunda-feira os recebam", sublinhou fonte do Ministério. Isto quer dizer que há pessoas que apenas receberão o subsídio de desemprego na última semana do mês, o que poderá revelar-se trágico considerando-se a sua situação económica fragilizada e o facto das suas poupanças serem previsivelmente escassas ou nulas.

Ler mais...
 
Eleições para a Coordenadora Distrital de Bragança Imprimir e-mail

be_votar.jpgDe acordo com os estatutos do BE e com as decisões da actual Coordenadora Distrital de Bragança convoca as eleições para a Coordenadora para o biénio 2010 / 2012 para o dia 1 de Maio próximo e propõe um calendário e um regulamento.

Comissão eleitoral eleita em coordenadora distrital:

Marco Mendonça, Luís Vale, Rui Bordalo.

 

Calendário

 

    *  1 de Abril  – afixação do regulamento no site.

 

    *  06 de Abril – envio de regulamento por carta.

 

    *  12 de Abril – último dia para entrega de listas com respectivas moções.

 

    *  15 de Abril – afixação das listas e respectivas moções no site distrital e envio das listas por e-mail e carta tod@s @s aderentes e envio dos boletins de voto por correspondência.

 

    *  17 de Abril – Apresentação das listas/moções pelos próprios e debate, caso se verifique a existência de mais do que uma lista.

 

    *  26 de Abril – Último dia para envio por correio de voto por correspondência (data do carimbo dos CTT)

 

    * 1 de Maio - Dia  votação presencial na sede do Bloco.

 
Ler mais...
 
Mais de 750 pessoas perderam o emprego no distrito de Bragança nos ultimos dois meses Imprimir e-mail
desemprego.jpgO desemprego subiu 11 por cento entre Novembro de 2009 e Janeiro deste ano no distrito de Bragança. Um aumento de 750 pessoas em apenas dois meses. Segundo Nuno Barreira, da União de Sindicatos de Bragança, no início deste ano eram as mulheres as mais afectadas pela falta de trabalho.   “No mês de Janeiro, na região de Bragança temos 2846 homens desempregados e 3834 mulheres. Até nesse aspecto no nosso distrito as mulheres são muito mais penalizadas do que os homens”, sublinha.   Se a estes números for somado o dos desempregados que estão ocupados em acções de formação, chega-se às mais de 7300 pessoas sem emprego em todo o distrito.     
Ler mais...
 
O Clima farto de nós? Imprimir e-mail

oclima_mailing2.jpg

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 | Seguinte > Final >>

Resultados 223 - 228 de 297

demais_e_demais.png

 

clima_banco.jpg 

tit_webloco.png
 Portal Esquerda.net
 Portal do Bloco de Esquerda
 Portal do Grupo Parlamentar do BE
bloco-nas-autarquias.jpg
beinternacional.jpg
Jornal
folhetobloco201902.jpg 

capa virus

participa22.jpg
Europeias 2019
estrelabra.jpg
© 2024 Site Distrital de Bragança - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.