Home arrow Noticias

Documentário "Os Donos de Portugal" Imprimir e-mail

O documentário de Jorge Costa, estreado no passado dia 25 de abril na RTP2, atingiu já 100 mil visualizações na net. O documentário retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país durante 100 anos, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza.

 
ULS do Nordeste proíbe funcionárias/os de falar com a comunicação social Imprimir e-mail

sem_nome.pngChegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda uma informação que dá conta da tentativa de silenciamento das/os funcionárias/os da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que tem cerca de 2000 funcionárias/os, distribuídas/os por três hospitais, quinze centros de saúde, três serviços de urgência básica do distrito de Bragança e de Vila Nova de Foz Coa.

De acordo com as informações a que o Bloco de Esquerda teve acesso, terá sido distribuído um documento interno onde é solicitado às/aos funcionárias/os que denunciem ao Gabinete de Comunicação e Imagem a presença de jornalistas, recolhendo imagens ou sons, nas instalações que compõem a ULS do Nordeste ou nas suas imediações.

Esta solicitação será justificada com a necessidade de definir e uniformizar a metodologia de relação institucional entre a ULS do Nordeste e a comunicação social, tendo em vista um tratamento adequado da informação, a garantia de confidencialidade e credibilidade, regulamentando esta relação de modo a potenciar os efeitos da divulgação quando esta contribuir para a imagem da instituição e a minimizar esses efeitos quando potencialmente danosos.
 

O Bloco de Esquerda considera imprescindível que esta situação seja esclarecida e verificada. A confirmar-se a sua veracidade, o Bloco de Esquerda manifesta o seu total repúdio perante qualquer tentativa de coação de trabalhadoras/es, sejam as/os funcionárias/os da ULS do Nordeste sejam as/os jornalistas. A liberdade de opinião e a liberdade de imprensa são conquistas fundamentais que não podem ser cerceadas nem postas em causa sob qualquer pretexto.

Ler mais...
 
Bloco de Esquerda questiona Governo sobre atraso em pagamento de salários na ULS do Nordeste Imprimir e-mail
images.jpg
O Bloco de Esquerda tem conhecimento de que as cerca de que as/os trabalhadoras/es da Unidade Local de Saúde do Nordeste não receberam os seus ordenados na data prevista, no corrente mês.
São cerca de duas mil as pessoas que exercem funções nos três hospitais, quinze centros de saúde, três serviços de urgência básica do distrito de Bragança e de Vila Nova de Foz Coa. Estas/es trabalhadoras recebem sempre os ordenados no dia 21 de cada mês; no entanto, no mês de março os salários não foram pagos na data prevista.
Como é evidente, as/os trabalhadoras/es têm compromissos e uma vida organizada tendo em conta o dia em que recebem o salário e um atraso causa naturais constrangimentos nas suas vidas.
O Bloco de esquerda considera fundamental que sejam esclarecidos os motivos que subjazem a este atraso, bem como que seja garantida a sua não repetição.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?
2. A que se deve o atraso verificado no pagamento destes salários?
3. Quando vai ser regularizadaesta situação?
4. O Governo garante que esta situação não voltará a repetir-se?
 
O Bloco de Esquerda questionou o Governo através do deputado João Semedo.  
 
JORNADAS DA INTERIORIDADE APROVAM CARTA REIVINDICATIVA Imprimir e-mail

P309945_3069351650398_1161793477_32468754_1392729349_n.jpgromovidas pelas Coordenadoras Distritais do Bloco de Esquerda de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Portalegre, Beja e Faro, as Jornadas da Interioridade aprovaram a seguinte:

CARTA REIVINDICATIVA DO INTERIOR
Os activistas políticos e sociais reunidos em Viseu, a 17 de Março de 2012, nas JORNADAS DA INTERIORIDADE, proclamam a sua vontade inquebrantável de lutar por um futuro no interior de Portugal e resistir às políticas “interioricidas” que aprofundam o atrofiamento económico, social e demográfico das regiões menos desenvolvidas do nosso pais, onde não desistem de viver, apesar dos contínuos apelos à emigração, e exigem do governo as seguintes medidas urgentes:

1. Fim dos encerramentos de Serviços Públicos (serviços de saúde, escolas, serviços de finanças, tribunais, estações dos CTT e outros) que, por diminuírem a qualidade de vida das populações, levam ao despovoamento das aldeias, vilas e cidades mais recônditas;

2. Anulação dos aumentos das taxas moderadoras para que as populações do interior e em particular as franjas mais vulneráveis, como os idosos, não sejam condenadas a morrer por falta de assistência médica, devido a estas “portagens” que lhes limitam o acesso aos hospitais e centros de saúde, quando cada vez mais lhes escasseia o dinheiro para pagar os aumentos do IVA, dos medicamentos, dos transportes, do gás e da electricidade;

3. A suspensão das portagens nas “auto-estradas SCUT” sem alternativas viáveis (A25, A24, A23 e A22), acabando com este atentado ao direito à livre circulação que não só prejudica seriamente serviços públicos, como os prestados pelos bombeiros, como encarece os custos de transporte das mercadorias que consumimos e dificulta o escoamento dos produtos regionais, pondo em risco muitas micro e pequenas empresas agrícolas, industriais e comerciais, alem de também prejudicar o turismo;

4. A construção de uma via de comunicação estruturante que ligue Montalegre, Chaves, Vinhais e Bragança;

5. Defesa do direito das populações, dos organismos públicos e empresas do interior ao acesso democrático às novas tecnologias, ao sinal digital e a TDT, promovendo a info-inclusão;

6. Investimento público que promova o desenvolvimento sustentável do interior e discriminação fiscal para as empresas com principal actividade sediada no interior, no sentido da criação de emprego de modo a fixar as populações, em particular os mais jovens;

7. Aumento do financiamento das universidades e dos institutos politécnicos, que constituem importantes pólos de desenvolvimento do Interior, para impedir o aumento da propina máxima proposto pelo CRUP, bem como o reforço da acção social escolar, mormente das bolsas de estudo, de modo a estancar o dramático abandono escolar de milhares de estudantes do ensino superior;
Ler mais...
 
Afastamento da tutela da Cultura do processo da Barragem de Foz-Tua - Bloco questiona Governo Imprimir e-mail
images.jpg

A deputada Catarina Martins, questiona Governo, pelo afastamento da tutela da Cultura do processo Foz-Tua! 

 

Em declarações à imprensa, o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, disse desconhecer o projeto do arquiteto Souto de Moura para a central da barragem de Foz Tua e afirmou ainda que todos os pareceres da tutela da cultura sobre esta barragem foram negativos.

A barragem de Foz Tua, como já foi afirmado pela UNESCO, põe em perigo a classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade. O Governo, quando se conheceu o parecer desta entidade internacional, afirmou que iria enveredar todos os esforços para preservar esta classificação. Mas a notícia de que a tutela da Cultura foi afastada e mesmo ignorada em todo este processo demonstra o contrário.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, as seguintes perguntas:

Ler mais...
 
BE Bragança não desiste do Interior Imprimir e-mail

423271_3017598956613_1161793477_32445281_30396926_n.jpgA Comissão Coordenadora do Bloco de Esquerda de Bragança no passado mês de Janeiro anunciou em comunicado de imprensa que não se ia calar e que estava a preparar formas de luta para defender os Transmontanos, como na defesa do interior e por um futuro no interior, contra o interioricídio, foi preparado em conjunto com as distritais de Vila Real, Viseu, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Algarve, as Jornadas da Interioridade, que terão lugar em Viseu no próximo dia 17 de Março.

Durante as Jornadas da Interioridade, serão abordadas as problemáticas associadas à cultura e Serviços Públicos, Ambiente e Mobilidade, Desenvolvimento e Democracia Local.

A iniciativa terá o seu início pelas 10 horas, com a inauguração da Exposição “Rostos Transmontanos” de Paulo Patoleia, sendo seguida pela projecção do documentário “Terra de Sonhos – Novos Rurais” de Nuno Leocádio, findando a parte cultural da iniciativa, terá inicio o debate sobre Cultura e Serviços Públicos, que contará com a presença do deputado João Semedo, de Miguel Torres, dirigente associativo na ACERT – Tondela e com Luís Costa, coordenador da Binaural/Nodar.

 

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 103 - 108 de 297

demais_e_demais.png

 

clima_banco.jpg 

tit_webloco.png
 Portal Esquerda.net
 Portal do Bloco de Esquerda
 Portal do Grupo Parlamentar do BE
bloco-nas-autarquias.jpg
beinternacional.jpg
Jornal
folhetobloco201902.jpg 

capa virus

participa22.jpg
Europeias 2019
estrelabra.jpg
© 2024 Site Distrital de Bragança - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.